domingo, 19 de fevereiro de 2012

Carnaval é ambiente para o cristão?

Chegamos em mais uma época de carnaval, onde as pessoas  se empolgam, passam o ano inteiro se preparando, economizando, preparando suas fantasias, etc.
Mas o que é carnaval mesmo? porque essa comemoração tão grande em nosso país, e porque não dizer no mundo todo? o que de fato se comemora? perguntas como essas sempre nos passam pela cabeça,  seria bom analisar do ponto de vista de Deus e da sua palavra, será que Deus criador de todas as coisas fica satisfeito com tudo isso que nós vemos durante 03 (três) dias de festa? se nós que somos limitados mas que temos o temor de Deus não nos agradamos muito, imaginem Deus que é Santo, que criou o homem a sua imagem conforme a sua semelhança, como vê suas criaturas totalmente nas mãos do diabo, pois é isso mesmo que acontece, e não falo isso como se fosse fanático por religião, mas falo preocupado com o futuro das pessoas que se entregam completamente aos prazeres do mundo, vejam só exemplos do resultado dessa festa tão badalada em nosso país: Muitas mortes, estupros, roubos, drogas, bebedices, traições, etc. Agora vejamos o que a palavra de Deus fala a esse respeito: Ora as obras da carne são conhecidas e e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias ciumes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a essas, e quem tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. Mas vejamos agora o que agrada a Deus que te criou: Amor, Alegria, Paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio, contra essas coisas não há lei, e os que são de Cristo já crucificaram a sua carne com suas paixões... Gálatas 5.19-24

Vejamos mais referencias quanto ao carnaval.

Carnaval é ambiente para o cristão?        

 “... não ameis o mundo, nem o que no mundo há ...”   
 1ª João  2: 15

Claro que não. O crente que se envolve nessa festa da carne está claramente infringindo a ordem bíblica. Lá definitivamente não é ambiente para quem experimentou o novo nascimento em Cristo Jesus.
No início, o carnaval era até uma festa que pertencia ao calendário cristão. Entretanto, com o passar do tempo, essa festa cada vez mais ficou nas mãos do diabo. Naquela época, o carnaval era uma despedida da "carne", para se entrar na Quaresma, período de abstinência de carne. As pessoas, nessa festa, abusavam dos manjares, logo em seguida, na quarta-feira de cinzas, iniciava-se a abstinência. Então a quarta-feira de cinzas era um "dia santificado". 

Apesar de o carnaval pertencer originalmente ao calendário cristão, não dá para aceitá-lo mais como um espaço onde o crente pode “brincar”, pois é um período de muita destruição e prejuízo para a humanidade. É só analisar o noticiário na quarta-feira de cinzas para constatar isso. Sem se falar naqueles dados que não são divulgados, como por exemplo, a quantidade de pessoas que contraem doenças sexualmente transmissíveis, os jovens que são encaminhados para as drogas, as famílias que são arruinadas, por causa da infidelidade conjugal etc. Tudo isso são práticas que afrontam os valores cristãos. 

O carnaval é o mesmo que orgia( desordem, desperdício). O apóstolo Pedro nos adverte a não ardarmos( frequentarmos) nesse tipo de ambiente. Veja: “ … porque basta o tempo decorrido para terdes exeutado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias...” 1º Pedro 4:3. 

Adaptado por Seminarista Márcio Coelho da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário